quinta-feira, 2 de abril de 2009

Rede promove oficina em encontro do Fórum de Segurança

Em vários países da America Latina, inclusive no Brasil, os processos de redemocratização e o aumento dos índices de criminalidade, na década de 80, impulsionaram a discussão pela sociedade de questões relacionadas à segurança pública.

Esta preocupação comum e a possibilidade de aperfeiçoar as práticas locais através da comparação internacional e do diálogo permitiram a criação em 2006 da Rede Latino-americana de Policiais e Sociedade Civil, hoje integrada por instituições e oficiais de policia de 10 países da região.
Ao promover atividades que permitem o intercâmbio de conhecimento e experiências – como cursos, fóruns, chats, visitas técnicas, conferências, publicações etc. -, a Rede tem contribuído para sistematizar conhecimentos e práticas pouco visíveis, para pensar e difundir novas políticas e estratégias no campo da segurança pública.
Fundada pelos membros brasileiros da Rede Latino-Americana de Policiais e Sociedade Civil, a Rede Brasileira de Policias e Sociedade Civil (RPS Brasil) aprofunda nacionalmente o debate sobre a reforma policial, estimulando a reflexão e a aproximação de atores locais com experiências inovadoras.
Com o objetivo de identificar os desafios existentes para a consolidação de boas práticas em segurança pública, a Rede vai promover a "Oficina RPS Brasil: práticas e saberes" durante o III Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que acontece de 1 a 3 de abril, em Vitória (ES).
A oficina terá como base os estudos de caso apresentados pelos policiais durante o Workshop da RPS Brasil realizado em outubro de 2008, no Rio de Janeiro. Durante os trabalhos, os participantes deverão identificar problemas e propor soluções.
Ângelo Velasco, inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro, apresenta o trabalho “Técnicas de investigação do crime de estelionato”; o tenente-coronel Carlos Alfredo da Mota Pereira (PM/PA) apresenta o caso “Relato de experiência utilizando a arte como prevenção”; Martim Cabeleira de Moraes Junior (BM/RS) traz o caso "A violência contra os Policiais: perceber, problematizar e atuar"; e o coronel Washington França da Silva (PM/PB) traz o estudo “Gestão compartilhada dos problemas de insegurança e desordem pública”.
Participarão, ainda, da oficina, Luiz Antonio Brenner Guimarães, coronel reformado da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e coordenador da ONG Guayi e Vanessa de Amorim Cortes, coordenadora da RPS Brasil. A dinâmica será conduzida por Luiz Ratton (Neps/UFPE) e Haydée Caruso (Senasp/MJ).
Edital para workshops
Durante o encontro será lançado também o edital de inscrições para o "Workshop RPS Brasil: Integração Institucional no campo da segurança pública", que tem o apoio da Fundação Konrad Adenauer. Serão selecionados 32 policiais civis, militares, federais, peritos criminais e guardas municipais, que participarão de um dos quatro workshops regionais da RPS Brasil que serão realizados no mês de outubro de 2009.
A seleção será feita através da análise de currículo e do estudo de caso apresentado pelo candidato durante a inscrição. As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, pela internet nos sites da Rede de Policiais e Sociedade Civil e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública a partir do dia 7 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário