quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ministro do Esporte estará presente no lançamento do EsportePrev


Mudança de Data

A Petros – Fundação Petrobras de Seguridade Social – anuncia alteração na data do evento de lançamento do EsportePrev para o dia 14 de junho, no Museu do Futebol, em São Paulo. A mudança se deve ao ajuste à agenda de personagens do esporte e autoridades envolvidas.

Presença do Ministro

O Ministro do Esporte Orlando Silva confirmou presença na cerimônia, que também contará com a participação de mais de 50 craques do passado e atletas em atividade, autoridades das áreas esportiva e financeira, formadores de opinião e apaixonados por esporte.

Segue anexo o convite. Contamos com sua presença. Na ocasião as autoridades e dirigentes da Petros atenderão a imprensa. A fim de facilitar seu entendimento sobre o produto, disponibilizamos abaixo um breve guia esclarecendo as dúvidas mais frequentes.

O que é o EsportePrev?

O EsportePrev é um plano de previdência complementar criado por entidades representativas dos atletas profissionais em parceria com a Petros - Fundação Petrobras de Seguridade Social, responsável pela gestão do Plano.

Quem pode aderir ao plano?

Podem fazer sua inscrição atletas associados aos Sindicatos relacionados abaixo, também chamados de instituidores do EsportePrev:

SAPESP - Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo

SAFERJ - Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro

SIAPERGS - Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul

SAFMS - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Mato Grosso do Sul

SAFERN - Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte

SAFEPB - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado da Paraíba


Outros Sindicatos ou Associações podem se tornar Instituidores do Plano EsportePrev?
Sim. Outras pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial podem se tornar Instituidores do Plano EsportePrev, desde que autorizadas pelos Instituidores existentes, pela Petros e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC, do Ministério da Previdência Social.

Como funciona o Plano?

O participante faz contribuições para compor um fundo. Esses recursos serão investidos em aplicações financeiras ao longo do tempo. No futuro, o valor total acumulado nesse fundo proporcionará uma renda de aposentadoria, que poderá ser requerida a partir dos 55 anos de idade. O valor da renda dependerá do saldo acumulado ao longo dos anos e da rentabilidade obtida com as aplicações. Por isso, quanto maior o tempo e o valor da contribuição, maior será o valor do saldo e, consequentemente, da renda na aposentadoria.

Quais são e qual o valor das contribuições para o Plano EsportePrev?

A contribuição ordinária é obrigatória e mensal. O participante é quem escolhe com quanto quer contribuir para o Plano EsportePrev, observado o mínimo 30% do Valor Mínimo de Referência (VMR) do Plano EsportePrev.

Poderão ser feitas também contribuições de pessoas jurídicas, neste caso pelo empregador ou o instituidor. Essas contribuições são realizadas em favor do participante, mediante instrumento contratual específico. O participante poderá receber, também, aportes de terceiros ou doações na forma do regulamento.

Qual é o valor da taxa de administração?

Para administrar o Plano EsportePrev, a Petros desconta um valor correspondente a 6% do valor de todas as contribuições realizadas para o plano. Lembramos que a Petros é uma entidade sem fins lucrativos, portanto não cobra taxa sobre o patrimônio acumulado.

Como acompanhar o saldo acumulado no Plano?

Periodicamente, o participante receberá em sua residência um extrato com informações sobre as suas contribuições e os rendimentos obtidos com as aplicações financeiras. Além disso, também é possível acompanhar cada conta via Internet, por intermédio Portal Petros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário